Terapia Cognitivo – Comportamental

A Terapia Cognitiva Comportamental é uma linha de psicoterapia proposta e desenvolvida pelo psicólogo Aaron Beck. Envolve um conjunto de técnicas e estratégias terapêuticas com a finalidade de mudança de padrões de pensamento. Seu modelo cientificamente fundamentado apresenta eficácia comprovada através de estudos empíricos. O tempo curto e limitado lhe confere a posição de abordagem de escolha em vários países. O processo pode levar de três a seis meses onde trabalha-se a criação de estratégias para lidar com o sofrimento. A primeira coisa que o terapeuta faz é encorajar seus pacientes a entenderem seus problemas para em seguida identificar novas formas de enfrentá-los.
A Terapia Cognitivo-Comportamental reinterpreta os elementos que geram emoção negativa. Tem como princípio básico à proposição de que não é uma situação que determina as emoções e comportamentos de um indivíduo, mas sim suas cognições ou interpretações a respeito dessa situação, as quais refletem formas idiossincráticas de processar informação. Com base nesse princípio e na hipótese de primazia das cognições proposta por Beck a Terapia Cognitiva busca a reestruturação cognitiva a partir de uma conceituação cognitiva do paciente e o do desenvolvimento do paciente, tornaram-se rígidos e supergeneralizados A terapia cognitivo comportamental é uma abordagem diretiva, geralmente com objetivos definidos e, geralmente, com um prazo específico para a conclusão. O foco da TCC é resolver uma dificuldade, um problema ou sintoma.

Reestruturação cognitiva refere-se à reformulação do sistema de esquemas e crenças do paciente através da intervenção clínica que, entre outras técnicas, utiliza-se do questionamento socrático a fim de desafiar esquemas e crenças disfuncionais, os quais, ao longo do desenvolvimento do paciente, tornaram-se rígidos e supergeneralizados A terapia cognitivo comportamental é uma abordagem diretiva, geralmente com objetivos definidos e, geralmente, com um prazo específico para a conclusão. O foco da TCC é resolver uma dificuldade, um problema ou sintoma.

Hipnoterapia Cognitiva
Hipnoterapia Cognitiva é um processo terapêutico pelo qual o profissional utiliza-se da Hipnose Clínica como ferramenta na Psicoterapia Cognitivo – Comportamental. A intervenção comportamental objetiva aliviar o paciente do sofrimento através de técnicas de relaxamento e respiração inerentes às técnicas de indução. A intervenção cognitiva visa, pelo menos, colocar em dúvidas crenças limitantes. A Hipnoterapia Cognitiva apresenta ótimos resultados no estabelecimento de sintomas da ansiedade, na resignificação de memórias, no tratamento da depressão e no tratamento de fobias. Os psicólogos são autorizados pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) a fazerem uso desta técnica pela resolução 13/2000.
A Hipnoterapia Clínica é um processo totalmente consciente, no qual o paciente atinge estado de relaxamento profundo e extremamente prazeroso e, através de processo de Hipermnésia, o acesso às memórias de difícil acesso pela consciência é facilitado. As respostas de relaxamento e de ansiedade são incompatíveis; portanto, a intervenção promove pareamento necessário para a nova aprendizagem.

O campo de atuação se estende no manejo da dor, da insônia, do estresse, da onicofagia (roer unhas), de Zumbido intermitente, da fibromialgia, das disfunções sexuais de fundo emocional, dos tiques, da compulsão alimentar específica, da enurese (urinar na cama), do medo de elevador, do medo de dirigir, do medo de voar de avião, do medo de altura, entre outros. Todas as pessoas podem ser suscetíveis ao processo e para isto é fundamental que haja permissividade do paciente e confiança no terapeuta. É importante saber que, em estado hipnótico, o paciente tem controle e discernimento sobre seus atos.